O Grupo Parlamentar do PS/Açores acompanhou, esta sexta-feira, o corte e arborização de florestas no concelho do Nordeste, no âmbito das Jornadas Parlamentares que estão a decorrer. No final da visita, a deputada Mónica Rocha salientou “o trabalho de reordenamento das florestas que está a ser realizado no arquipélago, demonstrativo da boa gestão e do planeamento que existe por parte do executivo regional”.
“Com uma floresta a beirar os 40 anos de existência, há uma clara necessidade de aproveitar este recurso e planear, a longo prazo, a gestão que será feita do mesmo. Com a utilização de endémicas estamos a reflorestar, protegendo ao mesmo tempo as nossas linhas de água e os nossos terrenos”, afirmou Mónica Rocha.
A deputada socialista salientou ainda que esta é uma “atividade em crescimento e com grande potencial e onde a certificação é uma mais valia na comercialização, como foi visto com a empresa que esteve presente na visita que te garantias de mercado sobretudo assentes na exportação, nomeadamente para os Estados Unidos da América. Percebe-se igualmente que existe uma procura crescente deste ativo que deve ser valorizado como espécie endógena e endémica”.
“Há a salientar como positivo que se tem conseguido manter um equilíbrio na exploração da criptoméria entre o público e o privado. Esta situação deve-se manter para que todos em conjunto, empresários e Governo Regional, consigam por um lado continuar a proteger a enorme riqueza que é este recurso mas também conseguir a sua rentabilização e potenciação”, concluiu Mónica Rocha.